ENSINO
ECEMAR realiza diplomação de 28 Oficiais Superiores
A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), no Rio de Janeiro (RJ), realizou, no dia 03/10, a Cerimônia de Diplomação do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA 2025), marcando um momento significativo na formação de 28 Oficiais-Alunos, sendo 26 Coronéis da Força Aérea Brasileira, um Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil e um Coronel do Exército Brasileiro. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.
O Orador da turma, Coronel Aviador Fábio Ferreira Silva, destacou, em seu discurso, a importância do curso e o apoio recebido ao longo da jornada. Antes de iniciar as palavras, o Oficial ressaltou o sentimento de realização. “Aqui chegamos à plenitude do nosso ciclo de formação, prontos para iluminar e apontar o futuro que tanto almejamos. Ainda mais inteiros e maduros, fazemo-nos valer pela distinção e essencialidade de nossas ações, dispostos aos desafios que a Força Aérea e o Brasil nos reservam. Por fim, reafirmamos publicamente a responsabilidade de manter a tradição de excelência intelectual e militar que distingue esta Casa de Altos Estudos”, declarou.
O Coronel Intendente Ivan Luiz de Siqueira foi agraciado com o título de Destaque Acadêmico do CPEA 2025. A honraria é concedida ao Oficial-Aluno que se sobressai pelo mérito, inteligência, criatividade, esforço e comprometimento ao longo do curso. Os critérios de avaliação refletem os objetivos do CPEA, como a capacidade de análise da conjuntura geopolítica, a visão prospectiva e o desempenho acadêmico na produção científica.
Também estiveram presentes o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos; o Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão; o Comandante e Reitor da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira; o Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; o Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno; Oficiais-Generais das Guarnições de Aeronáutica do estado do Rio de Janeiro; Suboficiais Master das Guarnições do Galeão, dos Afonsos e do Rio de Janeiro; além do Gerente Executivo da Fundação Getúlio Vargas, Professor Doutor André Meyer Coelho, entre outras autoridades civis e militares. Todos foram recepcionados pelo Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida.
“A ECEMAR se orgulha de entregar ao País, à FAB de Eduardo Gomes, à Marinha de Tamandaré e ao Exército de Caxias, 28 Oficiais-Superiores aptos a atuar no mais alto nível como formuladores e gestores de estratégias e políticas públicas que assegurem o pleno desenvolvimento de nossas Forças e do nosso amado Brasil”, destacou o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Pedro Almeida.
Em seguida, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, ressaltou que o CPEA representa o último curso de carreira para os Oficiais-Superiores que concorrem ao generalato. “O CPEA possui lugar de destaque em uma estrutura de ensino e aprendizado já consagrada. Nessa nova fase que ora se inicia, desejo-lhes pleno sucesso e que empreguem os conhecimentos aqui adquiridos em prol de uma Força Aérea cada vez mais moderna, operacional e sempre presente, onde o Brasil precisar”, afirmou.
Encerrando a cerimônia, o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-
Brigadeiro do Ar Sérgio Bastos, destacou a importância da retomada do curso na formação dos Oficiais-Superiores das Forças Armadas. “Vocês são as estrelas e o motivo de estarmos aqui. Quatorze Oficiais-Generais estão presentes para prestigiar a conclusão deste curso. Tive a honra de integrar o grupo que trouxe de volta o CPEA ao seio da Aeronáutica. Este curso foi retomado no ano passado e, agora, forma sua segunda turma, demonstrando que sempre há espaço para aperfeiçoar e evoluir. Um país sem educação e sem saúde não vai a lugar nenhum — essas são as premissas básicas para o desenvolvimento intelectual, econômico, político e estratégico do Brasil no cenário mundial”, concluiu.
Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA)
Como curso de Altos Estudos Militares, o CPEA tem por finalidade proporcionar aos Oficiais conhecimentos e habilidades necessários para atuar na Alta Administração do Comando da Aeronáutica. O curso também busca desenvolver competências voltadas à formulação e condução das políticas aeroespaciais e de defesa nacional, além de promover a participação no planejamento institucional e estratégico-militar da Aeronáutica.
Fotos: Suboficial Fonseca/ ECEMAR
